SUELI TERESINHA DA SILVA

Sunday, November 19, 2006

ESC 9 O Ens. da Ed. da Classe Trabalhadora -letra E Sueli ,Lucele e Kelli Mattes

Este capítulo nos retrata a dura realidade da classe trabalhadora. Como diz Marx: Quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o preço de seu trabalho, de seu salário.
Desta forma o operário trabalha e trabalha sem tempo nem condições físicas para pensar em mais nada. Muito menos em educação, para si e principalmente para seus filhos, que já nascem condenados atrabalhar desde cedo, aos dez anos de idade.
Alguns esgotados com tanta injustiça se rebelam, foi o que aconteceu com a juventude universitária russa, em 1861, ao golpe do Estado que tentou privar os estudantes pobres da possibilidade de estudar. Mas a maioria segue sendo escravizados pelas longas jornadas de trabalho,salários baixissímos e muitos deveres e quase nenhum direito. Infelizmente isso ainda é um problema na nossa sociedade atual.
Sendo tratados desta forma rude, os trabalhadores cansados não percebem que são explorados. com medo de perderem seus empregos, são vitimas de empresários, Estado e até da igreja que aliena sua chispa de consciência em nome da fé, obrigando-os além de tudo dar graças à Deus pela miséria que vivem.

Friday, November 10, 2006

atividade8


Peregrinei por todos os pólos e encontrei as seguintes colegas de imagem: Catiane de Três Coroas, Jane de Gravatai, Renata de Três Cachoeiras e a Daiany de São Leopoldo. Acho que são estas as minhas companheiras de atividades. Visitei outros blogs encontrei amigos, fiz comentários a viagem foi bem legal apesar de um pouco cansativa.