SUELI TERESINHA DA SILVA

Sunday, October 08, 2006

Questões sobre o texto As definições da educação

Questionário

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill ?
Stuart Mill, coloca a educação deuma maneirabastante ampla,no qual Durkheim, posiciona-se de uma maneira mais objetiva. Diferenciando-se de Mill, Durkheim acredita que a educação está ligada diretamente às relações dos seres humanos. E principalmente sobre as crianças e adolescentes.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim ? Explique o ponto fraco em que incorrem ?
A 1ª é " o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz..." E a 2ª é ...a educação teria por objeto " fazer o indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes".
O ponto fraco é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente. E as coisas não são bem assim, porque, cada indivíduo é único e tem necessidadesdiferenciadas, então tornar a educação igualitária a todos é complicado , porque as hábilidades e as necessidades das pessoas não são as mesmas e nem suas vivências.Por tanto é necessário respeitar o gênero de vida de cada, a autonomia ea mutação de pensamentos das pessoas.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação ?
De acordo com Durkheim para definir educação é imprescindível, conhecer nossa história considerando os sistemas educativos existentes e os que exestiram. Aeducação é heterogênea, diferenciando -se nas diversas partes do mundo, de acordo com seus costumes, crenças e cultura decada povo ou região. Cada sociedade monta e transforma a educação dependendo das habilidades e necessiadades de seu povo. Sem esquecer da base nacional comumde educação que engloba a todos nós, em qualqer lugar do Mundo , que é a fé em Deus, a chamada educação cristã.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral ?
Os fatos fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, é o conjunto de idéias que acercam a natureza humana, sobre a importância inerente de nossas diversas faculdades. Os direitos e deveres que temos com nossa sociedade como cidadãos, o progresso, a ciência, a arte.O que torna base comum para todo e qualquer indivíduo. É o que torna a educação até certo ponto homogêneapara todos nós. Com o objetivo de nos tornar seres pensantes e autônomos , constituindo a paret básica da educação.

5. Segundo o autor, que funçao o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança ?
Segundo o autor o ideal a ser suscitado na criança é 1º) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade condidera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão ) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. Asociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definiçao "Aeducação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para vida social; tem por objetosuscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conlui Durkheim ? Explique?
Durkheim conluí que cada um de nós, são dois seres distintos. O 1º é nosso ser individual que se relaciona conosco mesmo, Seria nossos pensamentos íntimos, nossa forma muito pessoal de ver e reagir perante os acontecimentos mais diversos, nossos sentimentos íntimos e a maneira como lidamos com eles. O 2º. é o que faz parte de um sistema de idéias, são nossos sentimentos mais operantes, nossos hábitos que agragamos ao longo de nossa vida, e que tem à ver com a educação que recebemos e com a sociedade da qual fazemos parte. Nossa crenças, valores, tradicõe, enfim, toda bagagem cultural que forma o ser cocial.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduosão idéias dependentes ?
O autor explica sociedade e indivíduo como ser dependente, porque não hà sociedade sem indivíduos. Ao mesmo tempo que o indivíduo depende da sociedade para sua formação moral e social. Pois o ser humano nasce incompleto e ao longo de sua existência vai adquirindo desenvolvimento intelectual, espírito crítico e autonomia para ser um ser pensante e participative na sociedade em que vive. É a sociedade, que através da educação torna o indivíduo humanizado, elevando o que hà de melhor no homem. E isso ocorre desde o nascimento, quando iniciamos a aprendizagem e percebemos e percebemos a necessidade da comunicação. E a linguagemse faz presente através do choro e em seguida as palavras fazem a organização de nossas idéias. Buscando melhorar a sociedade e automaticamente melhorando a si próprio.

1 Comments:

Blogger Leonor Cordeiro said...

Quantas perguntas ...rs rs rs rs
Estou vendo que você está ocupada com o curso .
Passei só pra dar uma olhadinha no blog e visitar você .
Um beijão !!!
Com carinho,

Leonor Cordeiro

http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br

5:18 PM  

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