SUELI TERESINHA DA SILVA

Monday, October 30, 2006

Semana 5/ ECS7 - Marx & Engels


Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris, Alemanha em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres aos 14 dias do mês de março de 1883. Foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. A influência de Marx também abrangeu outras áreas como a filosofia, economia e história, já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos( Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.
Atualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem refernciar-se, em maior ou menor grau, à produção deMarx, mesmo quem não é simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, pprincipalmente em relação aos seus conceitos econômicos. Marx nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público.Seus principais interesses eram a Economia, Política e Sociologia. As críticas que são feitas a Marx se confundem e as vezes são as mesmas que se fazem ao marxismo, comunismo e socialismo. Uma questão chave que é disputada entre os defensores e os críticos de Marx, é até que ponto o pensador pode ser resposabilizado pelo aparecimento de regimes ditatoriais, genocidas e autoritários, que alegaminspirar-se em suas idéias.


Friedrich Engels, foi um filosofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhacida é o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma , Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho único de um rico industrial de Barmen (Alemanha).
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns tempos a direção de um das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a basa de uma de suas obras principais: A situação das classes trabalhdoras na Inglaterra, publicada em 1845.

Sunday, October 29, 2006

Minha Imagem

Esta é a minha imagem quem tiver igual por favor me comunique.
Meu email é: sueli.dasilva@yahoo.com.br

Saturday, October 28, 2006

Blogs Visitados

Visitei os blogs das colegas: Elisa, Veridiana,Grace e Regina li o texto delas e achei muito legal. Os blogs estão lindos, cheios de novidades, imagens e outras cositas mas. Nem parecem os mesmos, isso nos faz refletir como avançamos em nossas aprendizagens digitais. É isso aí e VIVA A TECNOLOGIA.

ESC 6 WEBER II

Ser/Estar x Papéis

Somos professores e fizemos parte de uma sociedade que tem como responsábilidade a educação. Educação esta, dominadas pelas fortes influênciaspolíticas, mascaradas por uma democrácia enfraquecida.
Estamos sempre lutando pelos ideais nos quais acreditamos. E as vezes, mesmo acorrentados pelas burocrácias impostas, escolhemos sempre o caminho da liberdade de expressão.
Temos o papel de educar e dar aos nossos alunos o livre arbítrio, para escolher as possíveis dominações que irão encontrar ao longo de suas vidas.E principalmente saber lidar com elas.


Poder/Hierarquia

Na escola a diretora é hierarquia portanto tem poder maior. Mas isso não significa que temos que obedece-la, concordando ou não com ela.Minha escola usa a democracia e as decisõessão tomadas em comum acordo com o corpo docente. Se necessário fizemos votação. Isso é cidadania. E é assim que construimos com nossos alunos uma escola melhor.

Tuesday, October 24, 2006

Gostaria de estar no lugar dela Olha que gracinha

Sunday, October 22, 2006

atividade ECS 5 Weber

Passaram-se os anos e a dominação continua a encontrar obediência, nos mesmos fundamentos de anos atrás. Na dominação legal os políticos mandam e desmandam no povo protegidos em baixo de uma capa chamada democracia. As pessoas continuam oprimidas, com muitos deveres e poucos direitos, sem voz ativa nenhuma. Quando lhe é assegurado algo, passam por uma burocracia tão grande que acabam desistindo. Poucos ganham muito e muitos ganham muito pouco. A exploração ainda continua sendo um marco na nossa história.
Ainda passamos pela dominação tradicional, obedecei seus pais acima de tudo mesmo se estiverem errados. A cultura tradicional é muito forte entre as pessoas e abrange a questão familiar,étnica e mesmo sem perceber as pessoas acabam se curvando diante de uma tradição. Sem questionar e sem o direito de visualizar novos horizontes ou adquirir novas experiências. Ficam enrraigados na mesma linha de pensamento e assim crescem criam seus filhos e netos.
E como não podia deixar de ser temos ainda a dominação carismática,que manipulam as pessoas através da fé. Se o líder em questão tem carisma ele lídera multidões de fiéis, que não exitariam em dar a vida pela instituição.
O ser humano que já vem de outras dominações existentes, submisso e reprimido encontra na crença a liberdade celestial que tanto almeja. E sem perceber é podado sutilmente pelas autoridades religiosas, com o que pode e o que não pode fazer.E com um discurso de livre arbítrio, de que todos somos iguais ,(coisa que nas outras dominações não são ditas), perante Deus e que a fé remove montanhas, o homem continua sendo dominado mas sempre com a esperança de um dia vislumbrar novo horizontes e encontrar a tão sonhada liberdade, inerente ao ser humano.

Sunday, October 15, 2006

Visita aos blogers das colegas

Visitei o blog da Janete e achei maravilhoso o blog dela, cheio de link e postagens quando crescer quero ser como ela (brinadeirinha). Visitei também o da Elisa e fiquei feliz por ela pertencer ainda ao nosso grupo e pela novidade dela vai ser mamãe. Visitei também o blog da Veridiana e as atividades dela estão super legal. É bom ver as atividades do grupo, perceber que as minhas dificuldades não são somente minhas, mas de todas nós. E principalmente ver a dedicação de todas na realização das nossas tarefas.

Visitei os seguintes blogs: Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa, que tem por objetivo:Analizar as formas de interação-línguisticas-cognitivas utilizadas por alunos do ensino fundamental, num blog educacional, que tem como finalidade a constução de textos narrativos, de forma colaborativa. O
endereço:http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/blogeducacionalsbie2005.pdf

E o Blog como ferramentas pedagógicas. que tem como proposta; Inserir ao ambiente escolar do aluno o blog como uma ferramenta pedagógica a ser manipulada, com grande facilidade e ao alcance de todos. O endereço não consegui postar porque a página não abriu.


Gostei muito do que li sobre os blogs pedagógicos não imaginei que pudesse ser tão proveitoso no ambiente escolar. Também adorei o blog : Sete motivos para o professor criar um blog, acho que é isto. Muito interessante as falas de profissionais da educação dando dicas para trabalhar com blog. Até o Vasconcelos fala sobre esta maravilha técnológica. Uma coisa legal foi o primeiro blog que visitei que fala sobre as interações línguisticas. Como professora de alfabetização, mesmo não tendo uma visão maior sobre o uso do blog me ocorreu primeiramente esta idéia trabalhar com textos e histórias incentivando os alunos a construir suas próprias criações.
Os três blogs que visitei foram os que estavam a disposição no Rooda aula.

Sunday, October 08, 2006

Questões sobre o texto As definições da educação

Questionário

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill ?
Stuart Mill, coloca a educação deuma maneirabastante ampla,no qual Durkheim, posiciona-se de uma maneira mais objetiva. Diferenciando-se de Mill, Durkheim acredita que a educação está ligada diretamente às relações dos seres humanos. E principalmente sobre as crianças e adolescentes.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim ? Explique o ponto fraco em que incorrem ?
A 1ª é " o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz..." E a 2ª é ...a educação teria por objeto " fazer o indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes".
O ponto fraco é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente. E as coisas não são bem assim, porque, cada indivíduo é único e tem necessidadesdiferenciadas, então tornar a educação igualitária a todos é complicado , porque as hábilidades e as necessidades das pessoas não são as mesmas e nem suas vivências.Por tanto é necessário respeitar o gênero de vida de cada, a autonomia ea mutação de pensamentos das pessoas.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação ?
De acordo com Durkheim para definir educação é imprescindível, conhecer nossa história considerando os sistemas educativos existentes e os que exestiram. Aeducação é heterogênea, diferenciando -se nas diversas partes do mundo, de acordo com seus costumes, crenças e cultura decada povo ou região. Cada sociedade monta e transforma a educação dependendo das habilidades e necessiadades de seu povo. Sem esquecer da base nacional comumde educação que engloba a todos nós, em qualqer lugar do Mundo , que é a fé em Deus, a chamada educação cristã.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral ?
Os fatos fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, é o conjunto de idéias que acercam a natureza humana, sobre a importância inerente de nossas diversas faculdades. Os direitos e deveres que temos com nossa sociedade como cidadãos, o progresso, a ciência, a arte.O que torna base comum para todo e qualquer indivíduo. É o que torna a educação até certo ponto homogêneapara todos nós. Com o objetivo de nos tornar seres pensantes e autônomos , constituindo a paret básica da educação.

5. Segundo o autor, que funçao o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança ?
Segundo o autor o ideal a ser suscitado na criança é 1º) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade condidera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão ) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. Asociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definiçao "Aeducação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para vida social; tem por objetosuscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conlui Durkheim ? Explique?
Durkheim conluí que cada um de nós, são dois seres distintos. O 1º é nosso ser individual que se relaciona conosco mesmo, Seria nossos pensamentos íntimos, nossa forma muito pessoal de ver e reagir perante os acontecimentos mais diversos, nossos sentimentos íntimos e a maneira como lidamos com eles. O 2º. é o que faz parte de um sistema de idéias, são nossos sentimentos mais operantes, nossos hábitos que agragamos ao longo de nossa vida, e que tem à ver com a educação que recebemos e com a sociedade da qual fazemos parte. Nossa crenças, valores, tradicõe, enfim, toda bagagem cultural que forma o ser cocial.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduosão idéias dependentes ?
O autor explica sociedade e indivíduo como ser dependente, porque não hà sociedade sem indivíduos. Ao mesmo tempo que o indivíduo depende da sociedade para sua formação moral e social. Pois o ser humano nasce incompleto e ao longo de sua existência vai adquirindo desenvolvimento intelectual, espírito crítico e autonomia para ser um ser pensante e participative na sociedade em que vive. É a sociedade, que através da educação torna o indivíduo humanizado, elevando o que hà de melhor no homem. E isso ocorre desde o nascimento, quando iniciamos a aprendizagem e percebemos e percebemos a necessidade da comunicação. E a linguagemse faz presente através do choro e em seguida as palavras fazem a organização de nossas idéias. Buscando melhorar a sociedade e automaticamente melhorando a si próprio.

Sunday, October 01, 2006

Texto construído através da leitura da Ilha Desconhecida

Sou Sueli Teresinha da Silva, 34 anos, casada, tenho uma linda filha de seis anos de idade, chamada Júlia. Sou como a mulher da limpeza, quando saio pela porta das decisões, em buscacde meus objetivos vou até o final. Mesmo que tenha que passar por várias tempestades mar à fora.
Moro em Novo Hamburgo, há 21 anos, sou natural de Erechim. E como a maioria das pessoas, minha fámilia veio procurar emprego nas " maravilhosas" Fábricas de Calçados.Terminei meu ensino fundamental estudando de noite e durante o dia trabalhava em uma "maravilhosa fábrica de calçados. Fiz uma parte do ensino médio à noite e depois concluí o magistério em Sapiranga. Ehoje trabalho em uma escola municipal em Novo Hamburgo.
Me tornei professora, porque minha mãe, mesmo sendo analfabeta, me dizia que era a profissão mais importante,que nos abria portas, que nos fazia sonhar, que a leitura nos tornava cidadãos.Elendo o texto de Saramago, percebo,mais uma vez que minha mãe tinha razão.Como escolher a porta certa sem saber lêr.E como vivênciar sonhos sem ser professor. Fiz o magistério por opção,certa de que era exatamente o que queria.Ehoje depois de formada e atuando,tenho mais certeza ainda. As vezes penso que ser professora é a minha única vocação. Além de ser mãe, é claro, que também sou apaichonada pela arte.
Ser professor hoje é sair pela porta das decisões, com força, com coragem e principalmente com vontade. Vontade de resgatar a auto-estima o sentimento de carinho o amor e estas coisas banais que o ser humano precisa tanto para ser feliz.É plantar uma sementinha no início do ano e regá-la durante o ano todo, para que, quando quando chegar o verão, elaesteja fortificada para crescer forte e feliz.
Mas é também ficar dias, meses, deitada na porta das petições, pedindo umaletra, um sorriso,um carinho,uma palavra, uma frase. E quando o pedido é atendido,todo o tempo esperado é completamente compensado, pelo brilho nos olhos de quem atendeu.E os sorrisos e abraços ficam por conta da casa.
Penso que ser professor é ter a ousadia defazer seua alunos superarem seus limites com prazer, com alegria, sem eles perceberem que estão se superando, apenas constatarem que conseguiram. É trabalhar com as dificuldades e limitações das crianças com sutilaza, com sensibilidade, sendo elas de aprendizagem,comportamento ou emocional.
É ser amigo dos alunos sem perder o respeito mútuo. É ser cumplíce sem perder os limites.É enchergar além dos olhos.É ousar com responsabilidade.
Sou professora do 1º ano de alfabetização.E todo início de ano rezo pedindo a Deus, que me dê clareza para perceber, até onde meu aluno pode ir naquele momento. Tenhomedo de cobrar demais e a criança não ester madura para tanto.Eles estão iniciando uma vida escolar e para mim, o mais importanteé tornar as aulas agradáveis, com aprendizagem sim, mas com muitos sorrisos também. Para que elas se apaichonem pelo ambiente escolar e cresçam percebendo a importância de estar ali, na porta do conhecimento.
Agora quero falar, desta caravela escolhida chamada UFRGS, buscar esta ilha desconhecida, que está sendo o uso do computador.Ainda me sinto bastante insegura, não tanto nas realizações das tarefas,mas, nas postagens.Mas o que seria a vida semum bom desafio para apimentar nosso dia.O que nos faz passar bem a noite é saber que teremos um belo amanhecer. E assim seguir o barco, ou a caravela, o importanteé saber que quando conquistar esta Ilha Desconhecida, outras virão para serm igualmente conquistadas.E este é o grande barato.