atividade ECS 5 Weber
Passaram-se os anos e a dominação continua a encontrar obediência, nos mesmos fundamentos de anos atrás. Na dominação legal os políticos mandam e desmandam no povo protegidos em baixo de uma capa chamada democracia. As pessoas continuam oprimidas, com muitos deveres e poucos direitos, sem voz ativa nenhuma. Quando lhe é assegurado algo, passam por uma burocracia tão grande que acabam desistindo. Poucos ganham muito e muitos ganham muito pouco. A exploração ainda continua sendo um marco na nossa história.
Ainda passamos pela dominação tradicional, obedecei seus pais acima de tudo mesmo se estiverem errados. A cultura tradicional é muito forte entre as pessoas e abrange a questão familiar,étnica e mesmo sem perceber as pessoas acabam se curvando diante de uma tradição. Sem questionar e sem o direito de visualizar novos horizontes ou adquirir novas experiências. Ficam enrraigados na mesma linha de pensamento e assim crescem criam seus filhos e netos.
E como não podia deixar de ser temos ainda a dominação carismática,que manipulam as pessoas através da fé. Se o líder em questão tem carisma ele lídera multidões de fiéis, que não exitariam em dar a vida pela instituição.
O ser humano que já vem de outras dominações existentes, submisso e reprimido encontra na crença a liberdade celestial que tanto almeja. E sem perceber é podado sutilmente pelas autoridades religiosas, com o que pode e o que não pode fazer.E com um discurso de livre arbítrio, de que todos somos iguais ,(coisa que nas outras dominações não são ditas), perante Deus e que a fé remove montanhas, o homem continua sendo dominado mas sempre com a esperança de um dia vislumbrar novo horizontes e encontrar a tão sonhada liberdade, inerente ao ser humano.
2 Comments:
Parabéns! Fizeste uma ótima colocação sobre Max Weber, pois o texto era um pouco complicado, difícil de entender. Admiro quem consegue entender com facilidade os textos.
Um abraço Silvia
Parabéns pelo teu texto, não sabia que tinha essa habilidade com as leituras,(brincadeirinha) você realmente entendeu a essência. Um grande abraço, Fabi.
Post a Comment
<< Home